A primeira campanha que selecionei pertence à marca de cosméticos L'Oréal Paris e corresponde a um anúncio televisivo lançado no início da década de 70. Este foi o primeiro a introduzir o icónico slogan "Because I'm worth it", tornando-se um marco na publicidade ao destacar a autoestima e o empoderamento feminino. Mais tarde foi adaptado para "Because we´re worth it", enfatizando que não eram apenas as protagonistas do anúncio a serem merecedoras do melhor, mas sim todas as mulheres reais. Esta campanha revolucionou a forma como os cosméticos eram comercializados. Até então, era comum que uma voz masculina narrasse os anúncios, indicando o que as "suas mulheres" deveriam utilizar. Porém, com esta abordagem inovadora, a mulher passou a ocupar o centro da narrativa, assumindo o poder de decisão sobre a sua própria beleza. Assim, em vez de se focar apenas no produto, a L'Oréal passou a vender autoestima e empoderamento. O posicionamento premium da marca é reforçado também ao longo da campanha, destacando a alta qualidade do produto e sua diferenciação no mercado. O preço elevado da tinta de cabelo L'Oréal não era visto como um obstáculo, mas sim como um reflexo do merecimento da consumidora.


De forma a aprofundar a minha compreensão sobre a criação e o significado desta campanha, recorri este vídeo, publicada pela marca, que oferece uma perspetiva detalhada sobre o espírito e a mensagem da campanha inicial . A análise desta campanha permite concluir que a L'Oréal soube capitalizar o movimento de empoderamento feminino que emergia nos anos 70, desenvolvendo uma estratégia publicitária que colocava a mulher no centro da narrativa. Esta abordagem não só desafiava a hegemonia masculina no setor publicitário da época, como também conferia às consumidoras o estatuto de protagonistas, atribuindo-lhes o direito de escolher e adquirir produtos de beleza com base no seu próprio valor e merecimento.


De forma a aprofundar a minha análise crítica da campanha, preenchi os seguintes quadros de sistematização estratégica e criativa:

 

Quadro de Sistematização Estratégica 

Quadro de Sistematização Criativa 

A partir das informações apresentadas nas tabelas, podemos concluir que a campanha "Because I'm worth it" da L'Oréal Paris foi revolucionária para a época, destacando-se como um marco no empoderamento feminino na publicidade. A estratégia de comunicação foi eficaz ao utilizar um testemunho direto de uma mulher no anúncio, algo inovador para a época. Esse tom assertivo e empoderador foi essencial para conectar-se com o público-alvo: mulheres modernas e independentes com poder de compra, ajudando a marca a consolidar o seu posicionamento.

Hoje, a L'Oréal continua a ser líder mundial de mercado de cosméticos, mas adaptou a sua oferta de forma a alcançar uma base de consumidores mais ampla, mantendo a essência da sua mensagem de valorização feminina, mas com produtos acessíveis para diferentes perfis de consumidoras. 

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